Imagem: https://www.larplasticos.com.br |
Entre as modernidades implantadas na ilha da fantasia, agora temos a coleta seletiva de lixo. Sim! Após anos de especulações, promessas, cobranças e mudança de assunto, finalmente a coleta seletiva foi implantada nestas terras esquecidas.
É bem verdade que não se trata da separação em vasilhames separados para papel, vidro, plásticos, metal, orgânicos e não recicláveis. A seletividade se dá na escolha do que levar e de quem.
Dia desses, deixei o lixo no local para recolhimento, como de praxe, acomodado em sacola plástica e - suprema heresia - coloquei ao lado uma telha quebrada. Sim, uma telha quebrada, acreditando que seria recolhida juntamente com o restante, como já presenciei em outros locais. Mas, para surpresa minha, após o veículo passar recolhendo, percebi que não levaram uma telha quebrada. Ficaria menos indignado, pois dizem que se recolhe somente lixo doméstico, se não presenciasse esse mesmo tipo de material sendo recolhido em endereços diversos, de pessoas, digamos assim, favorecidas financeiramente. Para estes vale até se mudar o itinerário e atrapalhar o trânsito, porém em meu caso, tive que recolher “meu” lixo inconveniente. O futuro chegou. Somente as práticas ordinárias permaneceram.
E tenho dito!